top of page

Monte Roraima - dicas e roteiro

  • Foto do escritor: Marcia Diniz
    Marcia Diniz
  • 8 de abr. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2023




Seria meu aniversário e decidi me presentear com uma grande aventura, daquelas inesquecíveis. Subir o Monte Roraima e chegar ao topo no dia 20/03/2023.


O Monte Roraima é um tepui localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.


No ano de 1595, durante a colonização britânica e espanhola, foi descoberta a incrível Montanha de Cristal, mais comumente chamado de Monte Roraima. Foi escalado pela primeira vez no ano de 1884, por Everard Ferdinand Im Thurm.


O nome Monte Roraima pode ser traduzido para o espanhol como Tepuy Roraima ou Cerro Roraima. O ponto mais alto está localizado no extremo Sul, e marca 2.800 metros de altura, seguido por 2.772 metros, localizado no lado norte.


O clima predominante no Monte Roraima é o tropical, com temperaturas médias o ano todo, entre 20 e 22ºC. No topo da montanha a temperatura é menor, na faixa de 10ºC (dia) e 2ºC à noite. A unidade do ar permanece entre 70% e 85%


Conhecia números da nossa expedição sem, no entanto, ter noção de sua grandeza.

Distância: 105 km

Dificuldade Física difícil

Dificuldade Técnica: difícil

Ganho de elevação: 2945 metros

Perda de elevação: 2945 metros


Tomei consciência do desafio que tinha pela frente quando me deparei com a Montanha imponente erguendo-se no horizonte e nós, minúsculos e frágeis, a seus pés.


O acesso ao topo foi o mais difícil, mas não é impossível. A montanha tem as encostas verticais e existe apenas um acesso numa das laterais: uma rampa de uns 4 km formada por pedras soltas que, aparentemente, desmoronaram e rolaram montanha abaixo.


Levei mais tempo e, com o apoio de meus companheiros na expedição, alcançamos o topo e os que chegaram primeiro estavam a nossa espera para continuar e descobrir as belezas ali guardadas; jardins maravilhosos, fontes de agua gelada e cristalina, esculturas feitas pelo vento. Mundo mágico. Foi grande a emoção de estar acima das nuvens. Uma experiência transformadora!


Eu tenho muita admiração por São Francisco de Assis e, não sei se por mera coincidência, nossa primeira noite no topo da montanha foi no Hotel São Francisco. No topo da montanha, os acampamentos são montados nas cavernas e cada caverna tem um nome.


A organização da expedição foi excelente e superou a expectativa de todos. Contratamos a Agência Vara Mato, de Belo Horizonte/MG, especializada em trekking e expedições em áreas remotas https://varamato.com.br/tour-package/. Nossa expedição foi planejada e organizada sob a supervisão do Luís Gadetto, proprietário da agencia e nosso guia, em parceria com o grupo Caminhantes do Cerrado https://caminhantesdocerrado.com/


Durante a expedição, nos passaram muita segurança e tranquilidade, sempre muito preocupados com o bem estar de todos os integrantes do grupo


Foi muito importante ter seguido todas as orientações quanto aos itens necessários para nossa proteção e conforto nas horas de descanso e, durante a expedição, ter ouvido com atenção as orientações, claras e precisas, sobre a etapa a ser percorrida no dia seguinte.


Eu calcei uma bota da marca Vento, modelo Finisterre Nanox, impermeável e respirável, que realmente manteve meu pé seco e aquecido durante todo o tempo, mesmo quando chovia. Para evitar entrada de agua pela meia eu utilizei uma polaina impermeável.


Ele disse: "na montanha faz frio e o clima e bastante instável" e foi exatamente o que encontramos. Quem acreditou e levou um isolante de EVA, um inflável e um bom saco de dormir, dormiu tranquilo e aquecido todas as noites.


Uma equipe de indígenas da comunidade de Paraitepuy nos acompanhou transportando barracas, comidas, utensílios de cozinha e até as mochilas de quem não tinha condições de subir levando sua carga pessoal. Todos muito prestativos, e nos mimaram todo o tempo, oferecendo refeições saborosas e fartas. Eu me senti cuidada e protegida durante toda a expedição.


O ponto de partida foi em Boa Vista, onde nos encontramos e partimos para a cidade de Santa Helena de Uairén, na Venezuela, de onde partem as expedições.


Antes de iniciar a subida ao Monte passamos um dia visitando o parque Canaima, onde tivemos o privilégio de tocar a Pedra da Abuela Kueka e nos refrescar nas muitas cachoeiras de aguas limpas e frias.


E no final, ainda ganhei a festa de aniversário mais linda da vida... um bolo delicioso temperado com muito amor e o carinho de todos. Guardarei por toda a vida ótimas lembranças de dias perfeitos, vividos ao lado dos novos amigos da jornada.


A Abuela Kueka é uma lenda de amor. As comunidades Pemón e Macuxi eram inimigas desde tempos remotos e a união entre ambos povos foi proibida por ordem do deus Makunaima, até que Taure Pam, jovem da comunidade Pemón, se apaixonou pela jovem mais bela da comunidade Macuxi. Desrespeitando as normas estabelecidas, os amantes fugiram juntos. Quando encontrados foram convertidos em pedra, para que vivessem eternamente juntos.


Na simbologia sagrada da comunidade indígena Pemón - que habita as terras do Parque Nacional Canaima ao sul da República Bolivariana de Venezuela - a pedra de jaspe de 30 toneladas de peso, aproximadamente, denominada “Abuela Kueka” e conhecida como “Piedra Kueka”, é considerada garantia do equilíbrio e harmonia da natureza.


A pedra foi levada da Gran Sabana durante o governo de Rafael Caldera em 1998 para ser exibida no Parque Metropolitano Tiergarten, em Berlím, como uma obra do artista plástico Wolfgang von Schwarzenfeld.


Uma comitiva representando o povo Pemón, viajou à Alemanha em 2018. Considerando-a parte do acervo cultural e espiritual, e seguros de que após seu regresso se reestabeleceria o equilíbrio ambiental e ecológico de dimensão planetária que, considera o povo ancestral, foi quebrado pela separação dos Abuelos Kueka, iniciaram o processo de repatriação da Kueka, o qual ocorreu em JAN/2020.


A seguir algumas fotos de algumas das paisagens deslumbrantes que encontramos e ao final, a lista dos itens que levei para a montanha.












EXPEDIÇÃO MONTE RORAIMA

💼 - sacola grande para acomodar os itens a serem levados pelo porteador contratado

✅ roupas limpas e secas em saco estanque de 35 litros

6 blusas mangas longas proteção UV

1 calça de trekking forrada

2 calças de trekking

5 pares de meias de trekking sintetica

2 pares de meia linear

2 pares de canelito lupo

8 calcinhas e 5 tops

2 joelheiras para usar na descida

6 bandanas

barras de cereal e gel proteico

power back para recarga do celular



✅Kit noturno dentro de saco estanque de 35 litros

1 camiseta 2° pele

1 Calça 2 pele

1 fleece azul

1 par de meia de lã

Saco de dormir -5 graus ou mais

Isolante térmico inflável de 6 cm

Um isolante EVA

Toalha para banho compacta

Toalha enxugar cabelo

Varal e alfinetes

kit de higiene para banho biodegradável

medicamentos de uso pessoal contínuo ou frequente


✅Mochila de Ataque com capa de chuva

- 1 Fleece de trekking leve

- 1 Anorak (corta vento), leve, impermeável

- 1 par de polaina impermeável

- 1 par meias de treking sobressalente

- 1 blusa manga curta

- 1 luva para aquecer mãos

- Repelente

- Toalhinha

- 1 par de bastões

- lanterna de cabeça e pilhas reservas

- kit de primeiros socorros mínimo (curativo para calos, bolhas e pequenas lesões) e medicamentos diversos

- Lenços umedecidos para higiene intima e limpar o corpo quando não for possível tomar banho

- kit dental Escova, pasta e fio dentel

= garrafa d’ água com filtro

- Batom

- Protetor solar

- Meia para atravessar rios

- 1 papete ou sandália que permita calcar com meias

- Celular

- Passaporte

- Cartão de credito

- Dinheiro


✅traje vestido

- 1 calca de treking

- 1 blusa manga longa proteção UV

- 1 par de luvas para proteger do sol.

- 1 Chapéu com cordinha ajustável

- 1 par meia treking

- 1 calcinha

- 1 Top

- Bota treking

- Oculos


 
 
 

2 Comments


Luiz Gadetto
Luiz Gadetto
Apr 14, 2023

Que lindo relato Marcia, parabéns por mais essa conquista, foi muito bom ter sua presença e compartilhar contigo os 13 dias de expedição, todos desafios e conquistas, Muito obrigado pela confiança, que venham tantas outras!

Like

Ana Barcellos
Ana Barcellos
Apr 09, 2023

Uau que experiência incrível! Parabéns e obrigada por compartilhar

Like
Post: Blog2 Post

©2019 by Dicas e diário de viajantes. Proudly created with Wix.com

bottom of page